.

.

FELIZ ROSH HASHANÁ 5771

ROSH HASHANÁ - O ANO NOVO JUDAICO DE 5771 E O SEDER
O ano novo judaico começa na noite de 08 de setembro.É o momento único de reflexão e balanço de nossa vida e a abertura de um novo período com novas chances e oportunidades. 
O ano judaico começa no primeiro dia do mês Tishri, primeiro mês do calendário judaico, e os dias um e dois são comemorados como a festa de ano novo. Foi nesta data que Deus criou Adão, o primeiro homem, portanto comemora-se o início da humanidade. 
O calendário judaico é "natural", isto é, segue a natureza que Deus criou e não apenas as convenções dos seres humanos. É um calendário Luno-Solar, baseado no ciclo mensal da lua (lua nova - lua cheia - lua minguante) e no ciclo anual das estações do sol (primavera, verão e etc). 
Na leitura da Torá encontraremos a benção de D'us para o ano novo: "Vocês estão de pés firmes hoje diante de D'us com a finalidade de entrar num pacto com Deus". 
Todo o ano em Rosh há-Shaná, é renovado o pacto entre Deus e o povo judeu.Neste dia a essência Divina de cada pessoa surge defronte da consciência. Rosh há-Shaná é também chamado o dia do julgamento. Nesse dia começa o período de julgamento para a humanidade. São abertos três livros no céu, um para os justos, um para os iníquos e um para os que não estão nos anteriores. Em Rosh há-Shaná será inscrito e em Yom Kipur será confirmado: quantos terão de deixar este mundo e quantos irão nascer, quem viverá e quem morrerá e de que forma isso acontecerá. 
O judaísmo não acredita em um destino imutável traçado pelas estrelas ou astros, NÓS TEMOS O PODER DE MUDAR O NOSSO PRÓPRIO DESTINO, através de respostas ao chamado de Deus pela oração (se mostrar a Deus assumindo suas responsabilidades), da caridade (ouvindo o clamor dos pobres e injustiçados), e do arrependimento (que é a nossa capacidade de responder a Deus). Os judeus, acreditam que as orações, o arrependimento e a caridade, asseguram a inscrição no livro dos justos, que assim sobreviverão mais um ano, e que não serão punidos pelos pecados cometidos. A saudação para o ano novo é: Que sejas inscrito no livro da vida para um bom ano. Para demonstrar sua confiança na compaixão de Deus, os judeus vestem suas melhores roupas(mas não luxuosas), de preferência brancas (para mostrar pureza), e comemoram com alegria. O sopro do Shofar (feito com um chifre de carneiro) desperta os pecadores para o arrependimento e também para confundir satã, de modo a não desempenhar o papel de acusador do povo de Israel. 
Os alimentos que se comem na ocasião é a cabeça, para ser o "cabeça". A maça embebida no mel é o desejo do ano doce e bom.
O ano novo é o momento único de reflexão e balanço de nossa vida e a abertura de um novo período com novas chances e oportunidades. 
Rosh há-Shaná, do hebraico significa a "cabeça do ano". Rosh em hebraico, quer dizer cabeça. Mas também significa chefe; início, princípio; cimo, cume, vértice; parte, ramificação. Como adjetivo tem o significado de superior, principal. Shaná significa ano e como verbo significa repetir, reiterar, estudar, aprender, ensinar, instruir, essência além de veneno. Interessante é que shaná é feminina. Como Rosh é a cabeça é também a razão. Portanto nós somos chefe de nós mesmos. Shaná está ligada à emoção. Em Rosh há-Shaná aproveitamos para fazermos uma faxina em nossas vidas, aprendendo com nossos erros, buscando a transformação, agindo racionalmente, mas nos permitindo sentir e ensinar ao outro a paz através do perdão, transformando o veneno em essência.








Obrigado pelo seu comentário
Tecnologia do Blogger.